Javier Tebas e os casos no futebol espanhol: “Luís Rubiales é uma vergonha e Enríquez Negreira uma corrupção”

Javier Tebas, presidente da ‘La Liga’ esteve no programa televisivo Plano Geral, da TVE, para abordar as várias polémicas que têm acontecido no futebol espanhol nos passados meses. O dirigente é da opinião que “Espanha está a viver a maior crise de reputação do futebol moderno devido a ambos os casos e aos ataques racistas a Vinícius”.

Sobre o caso “Negreira”, relativo a suspeitas de suborno por parte do Barcelona ao antigo presidente da Comissão Técnica de Árbitros, José María Enríquez Negreira, entre 2001 e 2008, Javier Tebas é da opinião que a corrupção ocorre realmente, não com a consumação do ato, mas antes pela simples intenção.

“A corrupção desportiva não se consuma com a compra ou com o resultado obtido, mas com a mera intenção de influenciar, o que é um crime. Não há diferença moral ou ética entre a comparação de jogos por equipas e a compra de árbitros”, disse Tebas.

O dirigente espanhol falou ainda do caso da saída de José Luís Rubiales do comando da Federação Espanhola de Futebol. Para Javier Tebas, o ex-presidente da RFEF já deveria ter abandonado o cargo mais cedo.

“Luis Rubiales é uma vergonha e Enríquez Negreira uma corrupção. Havia razões mais do que suficientes para Luis Rubiales ser desqualificado antes do beijo com Jenni Hermoso, mas o Consejo Superior de Deportes não ouviu as queixas da LaLiga que eu apresentei. O caso Rubiales encobriu outras coisas, há as gravações do ‘El Confidencial'”, sublinhou o líder da La Liga.

Artigos Relacionados