Benfica defende Schmidt e diz que técnico é alvo de “enxovalhamento e desconsideração por parte de comentadores e jornalistas”

O Benfica já reagiu às críticas do Sindicato dos Jornalistas e do CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto – , que teceram reparos ao comportamento de Roger Schmidt durante a conferência de imprensa, após a vitória sobre o Sporting no dérbi de domingo.

Para os encarnados, o CNID “prestou-se a um triste exercício de discriminação e perseguição relativamente ao treinador do Benfica”. Diz o comunicado do Benfica que Roger Schmidt está “há vários meses a ser sistematicamente objeto de enxovalhamento e desconsideração por parte de comentadores e jornalistas”.

Os encarnados falam ainda em “tratamento diferenciado por parte do CNID quando as cores são as do Benfica” e diz que “muitos outros treinadores e clubes têm protagonizado atitudes ameaçadoras e desconsiderantes para com profissionais da comunicação social sem que do lado do CNID se tivesse registado um único gesto de reprovação.”

Leia o comunicado do Benfica na íntegra:

“O CNID [Associação dos Jornalistas de Desporto] prestou-se hoje a um triste exercício de discriminação e perseguição relativamente ao treinador do Benfica, Roger Schmidt.

Só assim é possível entender que um treinador campeão nacional, vencedor da Supertaça e atual líder do Campeonato Nacional ande há vários meses a ser sistematicamente objeto de enxovalhamento e desconsideração por parte de comentadores e jornalistas – numa campanha de desgaste sem precedentes em programas de televisão e artigos de opinião – sem que o CNID, que pelos vistos não vê ou lê o que quer que seja, tivesse manifestado qualquer palavra de preocupação com o comportamento da classe que representa. Inclusive, da parte do presidente do CNID que, no seu papel de comentador, tanto tem denegrido o SL Benfica e os seus representantes.

Uma vez mais, assistimos a um tratamento diferenciado por parte do CNID quando as cores são as do Benfica. Uma postura ainda mais condenável quando muitos outros treinadores e clubes têm protagonizado atitudes ameaçadoras e desconsiderantes para com profissionais da comunicação social sem que do lado do CNID se tivesse registado um único gesto de reprovação.”

No domingo, 1uestionado se o resultado (vitória por 2-1, com dois golos nos descontos) tinha sido melhor que a exibição, o técnico alemão irritou-se: “Se pergunta assim acho que é a claro qual é a sua opinião. Provavelmente é do Sporting ou do FC Porto, não sei. Eu vi uma equipa que jogou bom futebol e acreditou até ao último segundo.”

Numa nota intitulada “A Liberdade de questionar não tem clube”, o Sindicato dos Jornalistas repudia estas declarações e “lamenta que, mais uma vez, os jornalistas sejam o bode expiatório para fugir a questões legítimas”.

Por seu lado, a direção do CNID lembra que a questão colocada na conferência de imprensa após o jogo foi “banalíssima”. “Roger Schmidt sabe, por longa experiência, que os jornalistas estão numa conferência de imprensa para fazer perguntas. Em Portugal, na Alemanha, na Áustria ou na China”, nota o CNID.

Segundo a associação, o técnico alemão “teve uma lamentável atitude e deve pedir desculpas públicas”, porque “os jornalistas não estão ao serviço dos clubes, estão ao serviço do público”.

FOTOS: Veja as melhores imagens do Benfica-Sporting

No domingo, o campeão Benfica venceu em casa o Sporting, por 2-1, em jogo da 11.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, graças a dois golos nos descontos.

O sueco Viktor Gyökeres adiantou o Sporting, aos 45 minutos, com João Neves a empatar aos 90+4 e o dinamarquês Casper Tengstedt a dar o triunfo aos 90+7, quando os ‘leões’ jogavam com menos um jogador, após a expulsão de Gonçalo Inácio, aos 51.

Após impor a primeira derrota ao Sporting, o Benfica subiu à liderança, com os mesmos 28 pontos do Sporting, segundo classificado, e mais três do que o FC Porto.

VÍDEO – Veja o resumo do Benfica-Sporting

Artigos Relacionados