George Russell foi desqualificado do GP da Bélgica, realizado este domingo em Spa-Francorchamps, depois de o carro do piloto da Mercedes, que terminou a corrida na primeira posição, ter apresentado um peso abaixo do mínimo exigido pelos regulamentos da FIA.
O delegado da FIA fez saber, após a corrida, que depois da retirada de combustível, o peso do carro de George Russell estava abaixo dos 798 kg exigidos.
“Após a corrida, o carro número 63 foi pesado e o seu peso era de 798,0 kg, que é o peso mínimo exigido pelo artigo 4.1 do regulamento técnico. Depois disso, o combustível foi drenado do carro e foram retirados 2,8 litros de combustível. O veículo não foi totalmente esvaziado de acordo com o procedimento de esvaziamento apresentado pela equipa nos seus documentos de legalidade, uma vez que o artigo 6.5.2 do regulamento técnico está preenchido”, começa por se ler no relatório.
“O carro foi pesado de novo nas balanças interior e exterior da FIA e o peso foi de 796,5 kg. A calibragem das balanças exterior e interior foi confirmada e testemunhada pelo concorrente. Como este valor é 1,5 kg inferior ao peso mínimo exigido no artigo 4.1 do regulamento técnico, que também deve ser respeitado em todas as alturas da competição, remeto este assunto aos Comissários Desportivos para consideração”, termina o mesmo relatório.
Depois de avaliado o relatório, a decisão foi mesmo a de retirar a vitória a Russel. Os 25 pontos da vitória vão assim para o seu colega de equipa na Mercedes, Lewis Hamilton, que tinha terminado na 2.ª posição.






ONLINE :