Frederico Morais e Teresa Bonvalot entre uma centena de surfistas no Pro Ericeira

Os portugueses Frederico Morais e Teresa Bonvalot estão entre os 110 surfistas que vão disputar na Ericeira, entre domingo e o dia 08 de outubro, a quinta etapa da Challenger Series, que foi hoje apresentado.

Frederico Morais disse à agência Lusa que o seu principal objetivo é voltar ao circuito mundial. “Sinto-me preparado, estou numa ótima posição e estou no bom caminho”, afirmou, quando faltam duas etapas.

Contudo, admitiu que “há ótimos surfistas e não é fácil”.

‘Kikas’ prometeu “surfar sem pressão” e “continuar a trabalhar” para esse objetivo, reconhecendo que o Pro Ericeira é importante, por considerar que “surfar em casa é especial, o carinho dos portugueses é incrível” e ter a vantagem de conhecer bem as ondas de Ribeira d’Ilhas, onde faz surf todos os dias, apesar de residir em Cascais.

Com o Pro Ericeira, Frederico Morais quer “consolidar muito” a sua posição no ranking e garantir antes da última prova, no Brasil, a qualificação para o circuito mundial, que integrou pela última vez em 2022.

Já Teresa Bonvalot, que ainda não conseguiu integrar o circuito mundial, vai este ano “lutar até ao fim” e a surfar no seu país espera “dar o seu melhor e deixar o título em casa”.

“Não gosto de perder nem a feijões”, justificou.

No Pro Ericeira concorrem 80 homens, entre os quais estão os portugueses Frederico Morais e ainda Martim Nunes e Henrique Pyrrait.

Em femininos, concorrem meia centena de mulheres, destacando-se as portuguesas Teresa Bonvalot, Francisca Veselko, Yolanda Hopkins e Carolina Mendes.

O circuito Challenger Series, cuja etapa da Ericeira decorre na Praia de Ribeira d’Ilhas, no concelho de Mafra e distrito de Lisboa, seleciona os surfistas que vão integrar o WCT (campeonato mundial de surf) no próximo ano.

As cinco mulheres mais bem classificadas conseguem qualificar-se, enquanto, em masculinos, são apurados os primeiros 10 do ranking.

Entre os portugueses mais próximos da qualificação estão, em masculinos, Frederico Morais, em quinto lugar, e, em femininos, Teresa Bonvalot, em 11º.

Artigos Relacionados