O Sporting desloca-se este domingo à noite a Barcelos para defrontar o Gil Vicente, em jogo da 15ª jornada da Primeira Liga. Depois de dois (suados) triunfos consecutivas, os leões querem dar seguimento ao ciclo vitorioso, isto a uma semana de receber o rival Benfica.
Assim, os leões estão absolutamente proibidos de perder pontos, sob pena de perder a liderança e entrar no dérbi atrás do adversário.
Pela frente os campeões nacionais terão um Gil Vicente que ocupa um seguro 10º lugar na tabela, mas que não pode adormecer à sombra dos pontos já conquistados, podendo baixar para zonas mais perigosas da tabela. Para além disso, a conquista de pontos neste jogo poderá levar os minhotos a subir alguns lugares na classificação.
Momento de forma
Gil Vicente e Sporting chegam a esta partida em momentos de forma semelhantes, pelo menos no que a resultados diz respeito. Os gilistas interromperam recentemente uma série de quatro derrotas consecutivas para o campeonato, diante de Santa Clara, Boavista, Moreirense e Vitória SC, com triunfos contra Nacional da Madeira e Farense.
Estas duas vitórias permitiram aos comandados de Bruno Pinheiro subir ao décimo lugar do campeonato, com 16 pontos, a um do Casa Pia, que é nono, e a três do Famalicão que está no oitavo lugar.
Uma situação em tudo semelhante à do Sporting. Os leões também puseram cobro a um ciclo negro de quatro derrotas seguidas (duas para o campeonato e duas para a Liga dos Campeões) com dois triunfos seguidos diante de Boavista e Santa Clara.
Apesar de arrancadas a ferros, as vitórias permitiram aos campeões nacionais respirarem de outra maneira, mantendo a liderança do campeonato, e qualificando-se para os quartos de final da Taça de Portugal. Contudo, os problemas parecem não ter fim para João Pereira, que não poderá contar com os castigados Esgaio e St.Juste, ambos expulsos no jogo contra os açorianos.
Com apenas um ponto de vantagem sobre o Benfica e dois sobre o FC Porto, os leões estão absolutamente proibidos de perder pontos em Barcelos, num jogo que antecede a receção aos encarnados em Alvalade.
Histórico de confrontos
Esta será a 50ª vez que Gil Vicente e Sporting medem forças. No histórico de embates, os leões levam clara vantagem, tendo somado até ao momento 33 vitórias, contra apenas oito dos gilistas.
Se olharmos apenas para jogos relativos ao campeonato nacional, a vantagem verde e branca aumenta ainda mais. Com efeito, as duas equipas já se defrontaram para a liga por 46 vezes, sendo que o Sporting saiu vitorioso em 32 delas, contra apenas seis da formação minhota.
No que diz respeito a jogos disputados em Barcelos, a predominância continua a ser dos atuais campeões nacionais. Ao todo os leões já venceram por 12 vezes no reduto gilista para o campeonato, contra cinco triunfos da equipa da casa.
A última vez que o Gil Vicente levou a melhor sobre o Sporting foi na temporada 2019/2020. Na 12ª jornada, os gilistas de Vítor Oliveira bateram os leões, comandados por Silas, por 3-1, graças aos golos de Kraev, Sandro Lima e Naidj.
Na última visita o triunfo sorriu ao Sporting, com os leões a vencerem por esclarecedores 0-4, com golos de Trincão (duas vezes), Diomande, e um auto-golo de Andrew.
O que dizem os treinadores
Bruno Pinheiro, treinador do Gil Vicente: “Podem ter algumas limitações por lesões, mas é o Sporting. Qualquer jogador do plantel tem qualidade acima da média, e uma formação de excelência. Não vejo um Sporting ‘morto’. Será um jogo complicadíssimo para nós”
João Pereira, treinador do Sporting CP: “É uma equipa com uma ideia bem clara e trabalhada, com um treinador que não começou a pré-época, mas que já teve tempo para trabalhar a equipa. É forte na construção, usa o guarda-redes e o número 6, e tem jogadores que jogam entrelinhas, tal como jogadores muito rápidos. Vem do melhor momento no campeonato, vai jogar em casa e está motivada. Vai ser um jogo difícil, mas vamos entrar para ganhar os três pontos”
O árbitro
André Narciso foi o escolhido para dirigir esta partida. O árbitro da Associação de Futebol de Setúbal será auxiliado por Vasco Marques e Luís Viegas. Já a dupla de vídeo-arbitragem será composta por Luís Ferreira e Nuno Manso.
É a décima vez que o juiz setubalense dirige um encontro do Gil Vicente na Primeira Liga. Nos nove jogos realizados até ao momento, os minhotos registam duas vitórias, três empates e quatro derrotas.
Já o Sporting encontra André Narciso pela nona vez no campeonato. Em oito jogos, os leões somam seis vitórias, um empate e uma derrota.
O árbitro desta noite já dirigiu um encontro entre as duas equipas. Na primeira jornada da época 2020/21, André Narciso esteve presente na vitória do Sporting em Alvalade por 3-1 sobre os gilistas.