A Volta a Itália em bicicleta de 2025 vai partir da Albânia, anunciaram hoje a organização e o primeiro-ministro albanês, Edi Rama, com três etapas de 09 a 11 de maio.
“A ‘Grande Partenza’ do Giro 2025 terá lugar na Albânia, que será pintada de rosa [a cor da camisola do líder da classificação geral] durante três dias, descobrindo uma modalidade que este país ainda conhece pouco, mas que pode começar a criar raízes, de 09 a 11 de maio”, pode ler-se em comunicado da ‘corsa rosa’.
Já o primeiro-ministro notou que a Albânia foi escolhida “de entre muitos candidatos” para acolher esta partida, notando como o evento “será transmitido ao vivo para mais de 200 cadeias televisivas de todo o mundo”, numa mensagem divulgada na rede social Facebook.
O Giro volta a partir de solo estrangeiro depois de em 2024 ter arrancado por Turim, numa edição conquistada pelo esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates), que não tem esta competição no programa para o próximo ano.
Estes três dias, de resto, levam a competição de volta ao Mar Adriático e aos Balcãs, com arranque da cidade portuária de Durrës a caminho da capital, Tirana, em 164 quilómetros com três subidas categorizadas.
No segundo dia, o pelotão enfrenta um contrarrelógio individual curto, de 13,7 quilómetros, pelas ruas da capital, seguindo-se a terceira e última etapa em solo albanês, com 160 quilómetros pela região de Vlorë, regressando depois a Itália.
A Volta a Itália, primeira das três grandes Voltas no calendário, terá em 2025 início estrangeiro à semelhança da Volta a Espanha, a última, que parte precisamente de Itália e da região de Turim, em 23 de agosto.