O selecionador Rui Jorge considerou hoje que o sorteio de qualificação para o Euro2027 de futebol de sub-21 foi equilibrado para Portugal, que terá como adversários a República Checa, Bulgária, Escócia, Azerbaijão e Gibraltar no Grupo B.
“Acaba por ser um sorteio equilibrado, naquilo que são as nossas deslocações, em termos de distâncias que temos de percorrer, do equilíbrio que conseguimos nesses jogos em casa e fora, portanto achamos que foi um sorteio equilibrado”, analisou o técnico, citado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Rui Jorge não se alongou sobre os oponentes, mas falou das deslocações ao Azerbaijão e ao campo sintético de Gibraltar.
“Em relação ao jogo com Gibraltar e jogarmos em piso sintético, depende sempre do piso sintético que encontrarmos. Já tivemos experiências em sintéticos muito bons, outros menos bons, mas o facto de ser sintético, por si só, não diz grande coisa. Em relação ao Azerbaijão, é uma viagem longa, mas elas têm de ser feitas e vamos fazê-las de uma forma normal”, comentou.
A seleção portuguesa, que detinha estatuto de cabeça de série no sorteio, inicia a corrida à fase final do torneio frente ao Azerbaijão, em 05 de setembro, em casa, já depois de disputar a fase final de um Europeu de sub-21 pela 11.ª vez este ano, na Eslováquia, entre 11 e 28 de junho, encerrando a participação com a receção à República Checa, em 06 de outubro de 2026.
Os vencedores dos nove grupos de apuramento e o melhor segundo classificado (excluindo os resultados com o último, nas ‘poules’ com seis seleções) juntam-se às anfitriãs Albânia e Sérvia na fase final, enquanto os restantes oito segundos disputam um play-off para determinar os quatro derradeiros finalistas, em novembro de 2026.
Portugal atingiu três vezes a final da prova, mas nunca conseguiu sagrar-se campeão, tendo perdido no jogo decisivo em 1994, frente à Itália (1-0, após prolongamento), em 2015, com a Suécia (4-3, no desempate por grandes penalidades, após empate 0-0), e em 2021, perante a Alemanha (1-0).
De todos os adversários no agrupamento B, apenas a República Checa conseguiu fazer melhor, uma vez que conquistou o troféu em 2002, ao bater na final a França, no desempate por grandes penalidades, tendo ainda sido finalista vencida em 2000 (derrota com a Itália).
A fase final da 26.ª edição do Campeonato da Europa de sub-21 realiza-se na Albânia e na Sérvia, no verão de 2027, e serve de apuramento para os Jogos Olímpicos Los Angeles2028.